quarta-feira, 30 de julho de 2008

Efeito borboleta

Terminei a leitura do “Efeito borboleta e outras histórias” do José Mário Silva. José Mário Silva é crítico literário do Expresso e colaborador da revista ler. Escreve sobre literatura no blogue Bibliotecário de Babel.
Como é dito na badana, “Efeito borboleta e outras histórias” é um livro para ler como quem espreita um caleidoscópio. É como se de um “zapping” se tratasse, em que o autor se detém por breves instantes em fragmentos de vidas. Não se esconde ao longo do livro um tributo ao Italo Calvino e ao Borges. O cômputo geral destas narrativas muito breves é muito positivo, embora nem sempre me conseguissem elevar ao nível do encantamento.
O livro termina com 38 miniaturas, das quais não resisto a citar duas: “caixa negra: no rescaldo de cada relação falhada, lia de novo todos os e-mails e SMS, à procura do erro humano”; “ressaca de uma história de amor: o coração arrancado, preso ao peito com velcro”.
Finalmente, pensando no repto lançado pelo José quanto às leituras para férias, este parece-me ser um bom livro para ler em férias também. A nossa atenção selectiva só tem que ficar captada por breves momentos de cada vez.

Sem comentários: