quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Amantes e Inimigos


Tenho o terrível defeito de tentar ler todos os livros de um autor que gosto. Esta acontecer com a minha escritora de eleição, Rosa Montero.

Este é um livro de contos.

Numa pequena explicação que nos dá ao início do livro, a nós leitores, que merecemos todas as explicações dos autores: como leitora aprecia os contos mas como escritora prefere os romances, porque lhe dá mais possibilidades “mais propícios à aventura e por suporem uma longa e incerta viagem ao fabuloso mundo do imaginado”. No entanto ela vê os seus contos como “uma espécie de exploradores narrativos, uma sonda aérea lançada em direcção a um novo campo expressivo.”. Talvez muitos autores fazem os seus contos um estádio do seu processo criativo, lembro-me de Murakami que no livro “A Rapariga que Inventou o Sonho”, encontramos ai personagens e narrativas que aparecem noutros livros dele.

Estes contos de Rosa Montero entusiasmam, todos eles falam de relações amorosas onde por vezes a paixão é afastada na vida das pessoas, pelos receios, por dificuldades do quotidiano ou por outras razões. A relação amor ódio está muitas vezes presente, tal como no livro de Rubem Fonseca “Ela e outras mulheres” que parece a versão deste livro no masculino. Engraçado, como estes autores tão opostos nas suas ideias estão tão próximos nos seus livros, nas suas narrativas. Quase que podíamos dizer num campo puramente literário que Rosa Montero e Rubem Fonseca são “Amantes e Inimigos”, estes dois escritores de países que fazem fronteira connosco – e nós leitores portugueses aqui no meio deste romance.

Dos contos aqui apresentados, não vos sei dizer qual o preferido. Gostei especialmente do “A glória aos feios” que nos apresenta dois adolescentes que vivem um pouco excluídos pelas suas naturezas físicas e que um dia por acaso encontram-se “Foi no dia 11 de Maio e, embora talvez não o recordem, quando os olhos de Lolo e Lupe se cruzaram, o mundo tremeu, os mares agitaram-se e os céus encheram-se de meteoros ardentes. Também os feios e os tristes têm os seus momentos de glória.”

Vou continuar a ler tudo dos meus escritores preferidos, eu, um leitor obcecado.

Sem comentários: