quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A loja dos suicídios (uma pérola de humor negro)


A Loja dos Suicídios de Jean Teulé retrata a história da família Tuvache cujo negócio é precisamente o de fornecer a qualquer indivíduo deprimido com tendências suicidas as várias opções existentes no mercado para o alcance do suicídio desejado: a tradicional corda de enforcamento, um arrojado hara-kiri, cianeto ou o cocktail do dia…
Mais do que um negócio de família, esta é uma filosofia de vida: a morte, o negrume da vida, são levados muito a sério por esta família. Mas tudo parece ameaçado quando o filho mais novo, Alan, de caracóis louros e intrinsecamente feliz, sorri para os clientes: “tudo nele engendra uma esperança…”
Este é um livro com um cariz cinematográfico. Desde as primeiras páginas, o leitor sente-se espectador de um filme de Jeunet e Caro, traçado com o mesmo humor e a mesma fotografia tétrica de outros filmes destes realizadores. Acima de tudo é um livro que mostra que de facto rir é o melhor remédio! Por cada pensamento negativo, por cada angústia, existe uma contraprova positiva completa de humor.

Este texto foi escrito pela minha colega e amiga Tânia Fernandes, também ela uma leitora obssessiva-compulsiva e a meu pedido. A ideia seria eu completar o texto, mas não alterei nada, porque reflecte também a minha impressão sobre esta pequena obra de leitura "quase obrigatória" para qualquer deprimido (ou qualquer leitor).

Sem comentários: