sábado, 27 de dezembro de 2008

"AGÊNCIA Nº 1 DE MULHERES DETECTIVES"



Alexander McCall Smith, nascido na antiga Rodéria, é médico de Medicina Legal na Universidade de Edinburgo e especialista em bioétnica. Escreveu cerca de 60 romances nomeadamente os que fazem parte da séria "Agência nº 1 de Mulheres detectives".

Confesso que sou um fanático das aventuras da extraordinária de Mma Ramotswe, do Botswana, que resolve vender a pequena manada de vacas que o pai lhe deixa em testamento para abrir a 1ª Agência de Mulheres Dtectives daquele país.

Os casos que Mma Ramotswe resolve são os "crimes" possíveis num país como o Botswana. Uma delícia. Pequenos roubos, desavenças conjugais, mistérios do quotididiano que Mma Ramotswwe resolve com uma finura de espírito e um bom senso desarmantes.



Para além de Mma Ramotswe, as figuras secundárias não lhe ficam atrás: a sua secretária Mma Makutsi e o mecânico de automóveis Mr. J.L.B. Matekoni que se tornará marido da detective e ambos acabarão, quase contra-vontade, por adoptar duas crianças em que uma delas, a menina deficiente, revela um excepcional talento para a mecânica de automóveis.

É também enternecedor todos eles acharem que, com todas as suas limitações, vivem no melhor dos mundos e preservarem aquilo que acham ser a ética, a solidariedade e os justos valores colectivos do Botswana.

Mma Ramotswe e os seus amigos são bons, calorosos, defensores do bem, da moral, da bondade, da solidariedade,e da tradição que por vezes até se torna questionável.

Cada livro é um momento de raríssimo prazer na forma como traça um retrato de África cheio de ternura, ingenuidade e doçura, na forma como, ainda, denuncia a corrupção, o machismo, a aldrabice, o atraso auto-complacente.



Foram publicados 3 títulos. Mas há mais que estão por traduzir. E é uma pena. Na editora disseram-me que não têm tido vendas significativas. Por isso lanço um apelo: façam propaganda, digam aos vossos amigos e aos filhos (a partir dos 11/12 anos) para lerem as aventuras da Mma Ramotswe. Aumentem as vendas, façam com que a editora se sinta encorajada ou mesmo encurralada e tenha de continuar a publicar os livros de Allistair McCall Smith.

Quando tiver tempo para consolidar o meu inglês será para ler Shakespeare no original, e Marlowe, e William Blake, e Dickens,e Yeats, e T.S. Eliot, e Oscar Wilde, e Dylan Thomas, e... E também as aventuras de Mma Ramotswe porque os livros em que se contam as suas aventuras são um entretenimento que nos deixa de bem connosco e com a vida e essa também é uma das funções da literatura.

1 comentário:

Paulo Ventura disse...

Sou também um grande apreciador. Experimentem o livro extraordinariamente humorístico "the 2 and a half pillars of wisdom". Uma paródia ao meio académico que mete especialistas em filologia portuguesa!!!!