terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Traição




Emma

It's a waste. Nobody comes here. I just can't bear to think about it, actually. Just ... empty. All day and night. Day after day and night after night. I mean the crockery and the curtains and the bedspread and everything. And the tablecloth I brought from Venice (Laughs.) It is ridiculous.

Pause

It's just .., an empty home.

Jerry

It's not a home.


Betrayal


Traição (Betrayal), escrita em 1978, é uma das mais conhecidas peças de Harold Pinter, Prémio Nobel de Literatura de 2005, falecido em 2008. Considerada como uma das mais significativas da dramaturgia de língua inglesa contemporânea, a peça exibe os elementos mais característicos da obra de Pinter: economia linguística e cenográfica, criação de personagens contidos que vivem de forma velada um turbilhão de emoções contraditórias, e a pintura de retratos da realidade que, embora despidos de adornos de qualquer tipo, dão origem a imagens pungentes e poéticas da vida quotidiana.

De natureza autobiográfica, a peça retrata as relações extramaritais clandestinas que envolvem Emma e Jerry, "amigo" do marido de Emma, Robert, e que se estendem ao longo de muitos anos. O uso da cronologia invertida é a nível formal um dos aspectos mais interessantes e inovadores da peça. Assim, a primeira cena desenvolve-se em 1977 quando a relação extramarital já terminou. A última cena termina quando a relação se inicia, em 1968. Entre estas cenas, dois anos centrais da relação, 1977 e 1973, desenrolam-se cronologicamente.

A peça é uma reflexão fria e cruel do cruzamento e permutação de relações desleais que inevitavelmente acabam por ferir todos os envolvidos. Durante 5 anos, a relação entre Emma e Jerry era desconhecida de Robert (e de Judith, a esposa de Jerry), porém, sem contar a Jerry, Emma admite a Robert a sua infidelidade, efectivamente traindo Jerry. O relacionamento continua contudo, por mais dois anos. Decorridos outros dois anos. Emma e Jerry encontram-se e Emma mente a Jerry ao dizer-lhe que o seu casamento está desfeito e que na noite anterior havia revelado a Robert o relacionamento extramarital.

Uma dissecção profunda das relações amorosas, e da qual resulta a conclusão que a traição não é uma componente menor nos relacionamentos, e que a um nível mais profundo, envolve não só a traição do outro, mas também a das convicções mais básicas de quem a perpetra.

Orfeu B.


2 comentários:

margarete disse...

vim aqui ter por link do HenriqueMBF

isto:

"Quando fecha um livro, o leitor ideal sente que se não o tivesse lido, o mundo ficaria mais pobre."
Alberto Manguel

é maravilhosamente verdadeiro acerca da minha passagem
posso saber de onde é retirada, pf?
:)

Orfeu B. disse...

Cara Leitora,

Muito obrigado pela pergunta. Eu concordo inteiramente consigo. A verdade expressa nessa passagem é profunda e intrigante. Embora, eu não tenha estado envolvido na escolha desta "marca registada", suponho que a magnífica ideia foi do José Fanha, especulo que a sua origem seja "A History of Reading" de Alberto Manguel.